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Meu pedido deu errado, e agora? Descubra as principais causas e aprenda a evitá-las.
Meu pedido deu errado, e agora? Descubra as principais causas e aprenda a evitá-las.

Saiba quais são as principais estratégias para evitar que um pedido dê errado.

Updated over a year ago

Se você é produtor ou afiliado e teve um pedido que deu errado, este artigo é para você.

Aqui vamos mostrar as principais causas que podem levar um pedido a dar errado e discutir estratégias para evitar esse cenário, garantindo assim um processo mais eficiente tanto para você quanto para seus clientes.

1. O que leva um pedido a dar errado?

Há diversos motivos que levam isso a acontecer. São eles:

Endereço Incorreto: Ao agendar um pedido, é muito importante conferir o endereço digitado na plataforma. Erros em informações como número da residência, bairro ou no complemento do endereço podem comprometer a entrega.

Para evitar esses problemas, caso existam dúvidas quanto ao endereço fornecido, é recomendável checar novamente com o cliente se as informações estão corretas, antes de fazer o agendamento na Logzz.

Além disso, recomendamos solicitar um ponto de referência para o cliente, dessa forma o entregador terá mais facilidade para encontrar o local.

Cliente Não Encontrado: Às vezes o entregador chega no endereço correto, mas não consegue localizar o cliente.

Nesse caso, é importante deixar claro para o cliente que a rota de entrega não tem horários fixos, apenas intervalos divididos por dias ou períodos como manhã/tarde/noite (conforme estiver a disponibilidade na hora do agendamento).

Essa informação precisa estar clara para o cliente, com o objetivo de evitar que o pedido dê errado.

Outro cenário muito comum é o cliente dizer qual dia vai estar em casa, mas o afiliado ou produtor acabam agendando a entrega em uma data diferente. Como nosso sistema de cobrança é “cash on delivery”, se o entregador for até o local e o cliente não estiver presente, o pedido será classificado como frustrado, gerando custos tanto para o afiliado quanto para o produtor daquele pedido.

Imprevisto na Rota do Entregador: Caso o entregador sofra um imprevisto sem que haja tentativa daquela entrega, como, por exemplo: acidente, veículo quebrado, enchentes ou outros contratempos, o status do pedido será alterado para “A Reagendar”. Nessas circunstâncias, não haverá cobrança de taxa de entrega.

Para conferir o status do seu pedido, acesse o menu da lateral esquerda, clique em “Relatório”, em seguida clique em “Lista”, em seguida aparecerá todos os pedidos e os status deles.

Para mais detalhes de um pedido, clique no símbolo de olho (👁️‍🗨️) localizado na coluna de “Cliente”.

Ao clicar no símbolo de olho (👁️‍🗨️), você receberá as informações detalhadas do pedido, conforme imagem abaixo:

Problemas no pagamento: Uma outra causa são as dificuldades com o processamento de pagamento, como:

a) Saldo insuficiente no Cartão: Atualmente, todas as nossas transações com cartão de crédito realizadas em duas ou mais parcelas estão sujeitas a cobrança de taxa adicional da operadora da maquininha. Comunicar isso para o seu cliente evita que ele recuse o pedido ao ser surpreendido com custos inesperados.

b) Cliente deixou um terceiro avisado para receber o pedido, mas não deixou o pagamento: Neste caso, o cliente terá a opção de pagar o pedido através de um link de pagamento, enviado pelo próprio entregador. Caso o cliente aceite e realize o pagamento, sua entrega será completada normalmente. Caso contrário, o pedido será alterado para o status “Frustrado”.


2. Eu sou cobrado por um pedido que deu errado?

Caso o entregador vá ao endereço fornecido durante o agendamento e não encontre a residência, o cliente ou tenha dificuldade em receber, o seu pedido será classificado como FRUSTRADO.

Nesse caso, há uma cobrança, conforme a regra abaixo:

Caso você esteja como Produtor(a) no pedido, é cobrada uma taxa que representa a metade do custo padrão por entrega completa, exemplo: caso você pague R$24,90, será cobrado R$12,45.

Caso você esteja como Afiliado(a) no pedido, é cobrada uma taxa fixa de R$4,99.

Essa cobrança é realizada devido ao deslocamento do entregador até o local indicado no momento do agendamento.

Em caso de pedido frustrado, o entregador é obrigado a anexar mídias que comprovem a tentativa de contato e o deslocamento frustrado até o endereço fornecido, que estão disponíveis na tela de detalhamento do pedido.

É importante reforçar que só existe cobrança aos usuários caso tenha havido deslocamento, pedidos que não chegaram a sair para a rota ou foram removidos durante a mesma sem que houvesse tentativa de entrega, serão alterados para o status ‘’A Reagendar’’.


3. Recomendações de prevenção

Para garantir a eficiência do processo de entrega, realizamos uma comunicação frequente com o cliente entre o agendamento e a entrega. Esse contato é feito por meio de SMS, WhatsApp e E-mail (quando informado). É importante que as informações do cliente sejam verídicas e pertencentes ao mesmo, a fim de evitar qualquer contratempo na comunicação que pode resultar em entregas frustradas e bloqueio de contas.

Além disso, recomendamos que o vendedor participe ativamente do processo de comunicação, reforçando as informações de entrega após o agendamento.

Disponibilizamos o artigo “Sugestão de Notificações Pós-Agendamento Para Usuários” que acompanha um documento com exemplos de textos que podem ser utilizados para essa comunicação. Você pode ler o artigo e acessar o documento clicando aqui.

É recomendável informar o cliente em três momentos:

  1. Após a separação do pedido: Assim que o pedido for separado, informe o cliente. Esta notificação serve para informar que o pedido está pronto e começará sua jornada até o local de entrega.

  2. Quando o pedido estiver em rota: Quando o pedido sair para trânsito, notifique o cliente e inclua informações como o nome do entregador e o horário estimado de entrega.

  3. Pedido ‘’A caminho’’: Notifique o cliente quando sua entrega for a próxima da rota, para que ele esteja pronto para receber o produto.

Fazer essas atualizações para o seu cliente é importante para que tenha problemas na entrega e auxilia na melhor experiência de compra.


4. Recomendações de correção em pedidos que deram errado

Agora, você já sabe o que os status representam:

Pedido cancelado: Significa que não haverá tentativa de entrega, por possível desistência em contatos de confirmação.

Pedido frustrado: Ocorre quando há uma tentativa de entrega comprovada, mas que não obteve sucesso.

Neste caso, é importante entrar em contato com o(a) cliente para entender se algum imprevisto da parte dele impediu a entrega ou se foi apenas um caso de má fé do(a) cliente. Com base nessa identificação, e considerando que frustrações subsequentes te gerarão uma taxa de cobrança, avalie se é viável ou não agendar uma nova tentativa de entrega.

Pedido a reagendar: Indica que contratempos impediram a entrega do pedido.

É muito importante reforçar que o status ‘’A Reagendar’’ é INTERMEDIÁRIO, ou seja:

Seu cliente está esperando que o pedido seja entregue, portanto, contacte-o, explique o motivo do contratempo e pergunte se pode reagendar para a data mais próxima possível, alterando o status na plataforma, conforme explicado de maneira mais específica no artigo abaixo:

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