Neste artigo, vamos te mostrar como informar o envio de estoque, conferir o estoque disponível e a diferença entre “Estoque Atual” e “Estoque Disponível”.
Também preparamos um vídeo com o passo a passo:
Informar o envio de estoque
Produtor, sempre que você enviar produtos para um centro de distribuição, é necessário notificar esse envio.
Para informar o envio de estoque, siga os passos abaixo:
Passo 1 - Faça o login na Logzz
Passo 2 - No menu da lateral esquerda, clique em “Localidades”
Passo 3 - Em seguida, clique em “Informar envio de estoque”
Passo 4 - Preencha as informações necessárias em “Detalhe do Envio”, como:
Operação de destino: Selecione a operação para onde o produto será enviado.
Produto: Selecione o produto a ser enviado.
Quantidade enviada: Informe a quantidade de produtos.
Custo por unidade: Indique o custo de cada unidade do produto.
Código de Rastreio: Forneça o código de rastreamento fornecido pela transportadora. Se for um envio próprio, indique “envio por conta própria”.
Data de Estimativa de Chegada: Informe a data prevista para a chegada do produto.
Transportadora: Selecione a transportadora.
Você também tem a opção de anexar o PDF da nota fiscal do envio.
Envios com nota fiscal terão 100% de garantia em caso de eventuais problemas.
Além das informações que precisam ser preenchidas na seção “Detalhe do Envio”, também é preciso preencher os campos de “Informações do Remetente”
Passo 5 - Depois de preencher as informações necessárias, clique em “Confirmar Solicitação de Envio”.
Ao finalizar os passos acima, você pode conferir os envios que realizou acessando a seção “Produtos” e, em seguida, selecionando “Envios Realizados”.
Na coluna “Remetente”, você encontrará o símbolo de um olho (👁️🗨). Ao clicar nele, você terá acesso a todas as informações do remetente.
Além disso, a coluna “Quant” mostra a quantidade de produtos que chegaram. A Coluna “Normal” mostra os produtos sem avarias, enquanto a Coluna “Avariado” lista os produtos que chegaram no centro de distribuição com algum tipo de dano.
Caso o produto chegue avariado, fotos serão exibidas ao clicar no símbolo do olho (👁️🗨).
Como conferir todo o seu estoque e exportar os dados
Para conferir seu estoque e exportar os dados, clique em “Localidades” e, em seguida, em “Meus Estoques”. Para exportar, basta clicar em “Exportar” e escolher o formato desejado (CSV, Excel ou PDF).
Conferindo o estoque do produto
Para conferir o estoque do produto, siga os passos abaixo:
Passo 1 - No menu da lateral esquerda, clique em “Produtos”
Ao clicar em produtos, novas opções serão exibidas.
Passo 2 - Em seguida, clique em "Meus produtos".
Passo 3 - Selecione o produto que você deseja verificar o estoque.
Passo 4 - No painel na parte superior, selecione a opção “Estoques”.
Ao clicar em “Estoques”, a tela acima será exibida e aparecerá o número de produtos em “Estoque Atual” e do “Estoque Disponível” por Localidade.
Além de verificar o Estoque Atual e o Estoque Disponível, você tem acesso à lista de alcance de entrega por região. Esta lista permite verificar quais cidades estão disponíveis para agendamentos e também identificar os CEPs onde as entregas não são realizadas.
Outras ferramentas que também facilitam o controle de estoque são as opções de personalização de dias de entrega e as notificações de estoque.
Para escolher os dias em que o produto pode ser entregue, no caso de alguma falta com programação de chegada para um determinado dia, por exemplo, clique no ícone de lápis e personalize como preferir.
⚠️Lembre-se de retomar todos os dias possíveis assim que o problema for resolvido.
Para habilitar notificações de estoque e ser avisado quando um determinado produto atingir a quantidade, utilizando isso como gatilho para que realize a reposição, clique no ícone de sino.
⚠️ Observação: Na tela ‘’Antecipação de Faltas’’, você poderá programar suas reposições de estoque de maneira ainda mais eficiente.
Diferença entre Estoque Atual e Estoque Disponível
Estoque atual: Refere-se à quantidade total de produtos presentes no armazém.
Estoque disponível: Representa a quantidade de produtos que sobram ao subtrair do estoque atual os produtos avariados e aqueles comprometidos em entregas futuras (com status: Agendado, Reagendado, Confirmado, Em Separação, Em Rota, A Caminho).
Estoque disponível = produtos do Estoque Atual - produtos já comprometidos em pedidos - produtos avariados |
⚠️Vale lembrar que: uma vez que um pedido for frustrado, cancelado ou marcado como ‘’A Reagendar’’, o estoque retorna para o status ‘’Disponível’’.